BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9394/96 de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor: Ciências, ensino fundamental – Todas as séries, volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor: Física, ensino médio – todas as séries, volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do Professor: Geografia, ensino fundamental – 5ª série, volume 1. São Paulo: SEE, 2014.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências da Natureza e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Ciências Humanas e suas tecnologias. São Paulo: SEE, 2010.
SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Saresp 2008: Matriz de Referência para a avaliação: Documento Báscio. São Paulo: SEE, 2009.
Bibliografia complementar
CACHAPUZ, António et all. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. Comentário: Esta bibliografia encontra-se disponível na maioria das unidades escolares desta diretoria de ensino (sala de leitura/biblioteca do professor) e tem como fundamento métodos de ensino por meio da investigação e propõe subsidiar o professor na realização das atividades.
FESSEL, Marcio Bortoletto. A visão dos alunos quanto às disciplinas de ciências da natureza e a prática docente: Um recorte das escolas estaduais de ensino médio da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física – SNEF 2013 – São Paulo, SP. Comentário: Este artigo demonstra um estudo quantitativo e qualitativo sobre as percepções dos alunos do ensino médio da Diretoria de Ensino de Piracicaba quanto aos seus interesses no aprender e a metodologia utilizada pelos professores de Física.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. Comentário: Esta bibliografia encontra-se disponível na maioria das unidades escolares desta diretoria de ensino (sala de leitura/biblioteca do professor) e tem como fundamento métodos de ensino por meio da investigação e propõe subsidiar o professor na realização das atividades.