a) Subsidiar os formadores com estratégias que promovam o fortalecimento da gestão pedagógica, articulando os conteúdos das diferentes áreas e o aprimoramento das competências para observar, para realizar e para compreender;
b) Propiciar a reflexão e a socialização de práticas que possam fortalecer a equipe escolar, de modo a promover a melhoria da qualidade da educação;
c) Propiciar a reflexão e a discussão sobre práticas metodológicas desenvolvidas em sala de aula relacionando competências e habilidade da prática docente com os conhecimentos científicos e técnicos básicos para o professor da área de Ciências da Natureza;
d) Contribuir com a formação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio nas questões que envolvam o papel da engenharia e da tecnologia com a sociedade e seus frutos por meio do eixo Universo, terra e vida;
e) Fornecer orientações aos professores para que possam contribuir com o preparo dos alunos do ensino fundamental e médio sobre a ciência e a tecnologia com a sociedade por meio do eixo Universo, terra e vida;
f) Propiciar a reflexão da prática docente sobre a importância do ensino por investigação para a formação do indivíduo e para a compreensão da natureza e do meio em que vive;
g) Proporcionar ao professor competências para uma relação dialógica com alunos integrantes de programas de pré-iniciação científica bem como estimular sua participação em projetos e feiras de ciências possibilitando uma formação integral do aluno;