O cenário atual, não tem apresentado resultados favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem de ciências da natureza dentre os quais podemos destacar alguns indicadores de processo conforme segue:
Nos relatórios pedagógicos de ciências da natureza de 2008, 2010 e 2012, a componente curricular de ciências da natureza tem apresentado aumento do número de alunos na escala de proficiência abaixo do básico, em especial no ensino médio em que no eixo Universo, céu e sistema Terra-Sol-Lua a média de acerto nos anos de 2008, 2010 e 2012 procedeu respectivamente em 0,53 (53%), 0,7 (70%) e 0,43 (43%) caracterizando significativa queda de acertos (Relatório pedagógico - SARESP 2012, p. 76). Também é apresentado no último relatório que os alunos tem tido um déficit nas habilidades que contemplam as competências para observar e para realizar (Relatório pedagógico - SARESP 212, p. 62).
De acordo com Fessel (2013), são levantadas algumas informações com relação aos interesses dos alunos pela componente curricular de física e das práticas pedagógicas realizadas pelos professores que atuam na região de Piracicaba onde apenas 5,86% dos alunos da região de Piracicaba gostam da componente curricular de física enquanto que 25% dos alunos não gostam destacando ainda que os professores que atuam na componente curricular de física, na região de Piracicaba, apresentam em sua maioria, métodos formais de ensino e avaliação bem como a baixa utilização de experimentos em sala de aula o que pode indicar a caracterização do baixo desempenho e declínios apresentados nas avaliações externas da SEE (SARESP).
Em levantamentos de enquetes e questionamentos realizados em orientações técnicas realizadas pelos PCNP's de Ciências da Natureza, em torno de 70% dos professores que atuam nas componentes curriculares de ciências e física, declararam grande interesse na formação continuada no eixo temático Universo, Terra e Vida.
Levando em consideração estes aspectos, o presente curso tem em seu contexto a realização de oficinas e práticas pedagógicas fundamentadas nas habilidades e conteúdos descritos no eixo Universo, Terra e vida e contempla em suas atividades a formação do professor para um ensino investigativo e com práticas experimentais factíveis de realização em sala de aula como por exemplo a realização de experimentos com materiais de fácil acesso e baixo custo bem como uma postura metodológica de mediação e investigação científica de forma a desenvolver nos alunos as competências para a observação, para a realização e para a compreensão do mundo e do meio em que vive.