Os cursistas serão avaliados pelos PCNP's de Física, Ciências, Geografia (conforme a disciplina em que o professor cursista leciona) e demais profissionais convidados e que atuam na formação docente nas instituições de ensino superior da região onde serão considerados como critérios fundamentais a frequência e o aproveitamento durante todas as etapas do curso conforme segue;
1ª Etapa: A frequência será contabilizada com base nas listas de presenças observando-se o mínimo 24h de participação nas oficinas e/ou palestras oferecidas;
2ª Etapa: A avaliação do aproveitamento será realizada qualitativamente com base nas seguintes atividades:
a) Desenvolvimento de uma Situação de Aprendizagem (SA) fundamentada em ao menos uma oficina/palestra realizada e cursada no encontro presencial que deverá ser enviada até 30 de setembro de 2014 para o(s) tutores via Google Groups e outras ferramentas Google Apps que serão disponibilizadas aos participantes para interação;
b) Realização de coleta de dados (avaliação/questionário) aos alunos/classes selecionadas pelo cursista para a aplicação da SA e tabulação de diagnóstico sobre o conhecimento prévio dos alunos com relação aos conteúdos e habilidades previstas na situação de aprendizagem desenvolvida antes da aplicação da mesma e realizada até 15 de outubro de 2014;
c) Realização de coleta de dados (avaliação/questionário) aos alunos/classes selecionadas pelo cursista em que fora aplicada a SA e tabulação de diagnóstico sobre o conhecimento prévio dos alunos com relação aos conteúdos e habilidades previstas na SA desenvolvida após da aplicação da mesma e realizada até 30 de outubro de 2014;
d) Realização de um relatório final, até 15 de novembro, envolvendo os seguintes tópicos e conteúdos:
i. Inclusão de um tópico denominado "Relato da aplicação" que deverá conter as Provas da aplicação da atividade na forma de fotos, digitalização das atividades produzidas pelos alunos, etc. bem como um relato sobre as perspectivas esperadas e as perspectivas obtidas com relação a aplicação da situação de aprendizagem desenvolvida;
ii. tabulação dos dados do questionário realizado antes da aplicação da situação de aprendizagem;
iii. tabulação dos dados do questionário realizado após a aplicação da situação de aprendizagem;
iv. Inclusão de um tópico "Metodologia de Desenvolvimento em que serão expostos a forma como a qual a situação de aprendizagem fora desenvolvida;
v. Inclusão de um tópico denominado "Conclusão" em que o professor cursista irá expor suas conclusões com relação a aplicação da situação de aprendizagem articulando suas percepções, resultado comparativo entre os questionários aplicados e os aspectos emocionais dos alunos com relação a realização das atividades, em resumo, sua experiência e percepções acerca de todo o processo.
Dentre os critérios de avaliação desta etapa, serão ainda considerados os seguintes conceitos:
I. Atividade não validada
i. Em branco;
ii. Realizadas com conteúdos desconectados da atividade proposta;
iii. Contendo conteúdo que culminem em material ilícito;
II. Atividade validada
i. Resposta coerente com a atividade proposta sendo considerado Satisfatório, de conceito A, para acima de 70% de pertinência e atendimento a proposta;
ii. Resposta coerente com a atividade proposta sendo considerado Satisfatório, de conceito B, para pertinência avaliada entre 51% e 70%;
iii. Resposta coerente com a atividade proposta sendo considerado Insatisfatório, de conceito C, para pertinência avaliada entre 1% e 50%;
As avaliações serão realizadas pelos PCNP's das componentes curriculares envolvidas podendo solicitar ao cursista que refaça total ou parcialmente a(s) atividade(s) enviada(s) estabelecendo novo prazo de entrega de acordo com o cronograma do curso.
3ª Etapa: Encontro presencial para apresentação sob a forma de mídia digital compatível com as plataformas operacionais mais utilizadas ou banner impresso das atividades realizadas com os alunos envolvendo todo o processo metodológico da aplicação da situação de aprendizagem bem como os resultados obtidos;
Para todos os efeitos, realizar no mínimo 75% do total das atividades propostas no curso, incluindo os encontros presenciais e ter média de aproveitamento com conceito Satisfatório, no total de atividades do curso, considerando-se as atividades de avaliação.